domingo, 31 de maio de 2009

Pós Morte - Concepção Teosófica


24 de novembro de 2005


Post Mortem: Design by Teosófica Mahajah! Ck


A morte é o mistério mais intrigante dos limites desconhecidos que desafiam a inteligência humana. Com a morte de duas opções, aprensentam antagônico ao raciocínio: 1) a morte é o fim, o sentido do "eu", auto, deixa de existir quando o corpo perece, 2) a morte é uma transição Há algo mais, o " além ", começa uma outra vida, ou a continuidade da existência que transcende o último suspiro primeira opção, a morte como uma passagem para o Nada", "resolve-se sem qualquer especulação, não dá azo a discussão, porque o" Nada "é invariável indiscutilvente : sua essência é "não-ser." A segunda hipótese, em vez disso, a perguntas sobre o tipo de vida, a natureza dos outros mundos, a essência da vida póstuma. As principais religiões do mundo diferem uns dos outros sobre estas doutrinas temas.As das crenças ocidentais eo Islã tendem a se aprensentar no post mortem em sua escritura, superficialmente ou por meio do caminho torto dos carros alegóricos. No Oriente, o hinduísmo eo budismo tibetano e indianos são extremamente detalhada em relação a este assunto e suas visões são menos fascinantes.Os budistas acreditam na reencarnação, a lei do Karma, que dirige a série de revivals que cada ser humano experimenta. Eles acreditam, portanto, não só na vida após a morte, a sobrevivência do "Ego Superior", mas também a teoria de que as vidas humanas, muitas vezes na Terra e outros planetas, de acordo com uma jornada de aprendizagem para a iluminação espiritual durante um período de tempo tão tempo que pode ser perfeitamente entendido como "Eternity". Teosofistas, os estudiosos da "Religião da Verdade", aprovada a-budista tibetano sobre o fenômeno da morte de seres humanos no planeta Terra. Suas idéias não combinam com o design dos Espíritas Cardec embora ambas as escolas de pensamento têm em comum. Eles concordam, por exemplo, com a idéia da reencarnação e do tempo necessário para que um espírito desencarnado retorno a uma nova experiência em um novo corpo, ambas as escolas concordam, também, que as reencarnações ocorrem em condições favoráveis para o resgate de erros que o espírito comprometido em outras encarnações, ou seja, mais uma vez, a regência da Lei do Karma.

As irmãs Fox: Kate e Margaretta / Cathie.Elas causou sensação em 1840, quando os jornais comentou capacidadede sua comunicação com os espíritos em sessõesque estavam em sua casa, Hydesville - Irmãs NY.As edesempenharam papel tornou-se profissional em mídias movimentoespírita fundamenal. Muitos consideraram-las como fraudes.

Há, no entanto, apontar as diferenças entre a Teosofia eo Espiritismo, em especial no que respeita ao chamado fenômenos espíritas, "as tabelas ou transformar tabelas em branco, onde os fãs Kardek realizadas sessões de evocação do morto. Teosofistas condenam essas práticas que consideram perigoso ilusório e, em muitos casos, fraudulentas. Alegam que os espectros de fé que eventualmente se materializar, ou se manifestam nas sessões, são verdadeiros "fantasmas", duplo astral da pessoa morta, cascão mera parte do corpo físico é ido. A regra geral é que os problemas entre o vermelho eo desencarnados.Este corpo astral, que é um dos "corpos" do homem, sobreviver algum tempo depois da falência do ser orgânico. Você pode andar na terra, fazendo aparições em espírito reuniões, levantar algumas sobrancelhas por sua capacidade de se comunicar telepaticamente ou "tomar" o corpo do médium, para mencionar nomes e fatos relacionados com o falecido, porque conserva a memória permanece, no entanto, sua existência é efêmera. A substância do corpo astral tende a quebrar , geralmente rapidamente, assim como o corpo se decompõe, e após um certo período, que pode variar de dias a anos (em circunstâncias especiais), toda a matéria que a compõem astral está espalhada Natureza. Em sânscrito, língua da Índia antiga, o corpo astral é chamado " Linga-share.


Espírito
Considerando-se o ponto de vista teosófico a vida em oposição a morte deve ser substituído pelo conceito de vida unitária da vida "vida terrena" e "não vida terrena". A morte seria apenas o processo de transição de uma situação para outra. Não há qualquer interrupção ou fim da vida, antes de uma mudança na condição de ser homem e ESTAR.O "encarnado" consiste em sete princípios ou "corpos" físico-químico-biológica. Na morte, o espírito, que distingue a Teosofia de "alma" deixa quatro desses órgãos ", que são chamados de" princípios inferiores. Eles são feitos de material denso especialmente adequado para aa vida no planeta Terra. Estes princípios empíricos estão abaixo: 1) o corpo físico, animal (Rupa), 2 soul físico), animais (Kama-Rupa), 3) Princípio vital, o prana, 4) Corpo Astral (Linga Sharira). Os restantes três princípios, chamados de "prémio" é manas vida (individualidade), buddhi (manas do veículo) e Atman, a centelha divina, a conexão de identidade com o Ser Primordial, Deus. Todos estes três princípios, indiviso, é o Espírito ou eu Superior.A vida do Espírito é eterna oposição à "carne", que é perecível. É o Espírito, sendo feito de substância sutil real que sobrevive ao corpo de matéria densa: "O ego é reencarnado como o próprio indivíduo e do imortal, não o pessoal ..." [BLAVATSKY, 1983 - p 131]. Acontece que a "personalidade" é um sistema complexo de associações circunstanciais que construir um senso de auto-reconhecimento, estreitamente ligada à vida do terreno físico no mundo físico terreno.Para Onde We Go: As Escrituras Sagradas Em cristã e islâmica contém numerosas referências ao destino do espírito após a morte. Ambos são semelhantes em seus pontos de vista: o bom, que obedecia as leis de Deus, vão para o céu, as más, praticantes de pecados graves, vá para inferno. No catolicismo, há: uma região média, o Purgatório, que abriga médio pecadores culpados, e para o limbo, onde estão os pagãos, não batizadas de acordo com os cânones da Igreja.Cristãos e associar os muçulmanos do Paraíso, para uma "terra de Benventurança" , felicidade, e do inferno, o martírio do fogo, onde o espírito torturado queimar e só ouvem "o gemido e ranger de dentes." Entre os gregos, as idéias sobre o post mortem ter mudado ao longo dos tempos, após a mudança de mentalidade das pessoas e organização social:
Nas primeiras representações do Inferno [os gregos] não existe qualquer conotação de castigo ou recompensa, como na doutrina cristã. Homero (século IX aC) descreve o Erebus [como era chamada a região dos mortos], como uma terra vasta planície, onde os mortos vagueiam por toda a eternidade como sombras sem inteligência, sem dor ou de alegria. Somente aqueles que cometeram crimes graves sofrer punição e poucos privilegiados continuam a viver na sombra do mundo realizando as mesmas atividades que realizavam na terra ... Mas são excepções ... Com o tempo, os gregos estavam organizados em cidades, criaram um sistema de justiça, ordem e disciplina, acreditando que os criminosos e recompensando os bons. A partir desta organização social, altera o conceito de Inferno, que pode ser dividido em duas regiões distintas: ... Tártaro, um lugar de expiação, onde mal pagam os seus defeitos, ... dos Champs-Elysées, ou Ilha dos Bem-aventurados, também imaginou as profundidades no solo, onde o bom desfrutar os frutos de suas ações. (Mitologia Grega - P 99)
Teosofistas adotar a visão budista, que só permite duas hipóteses para o espírito estrangeiros que nunca é punido por qualquer de suas ações na Terra. Punição no post-mortem é uma idéia considerada extremamente injusta e, portanto, incompatível com a natureza de Deus. A dor pode ocorrer, mas apenas como resultado de um estado de confusão de consciência, que pode dominar o Espírito, em nome da separação do corpo. É uma questão de tempo para a adaptação entre uma condição existencial do mundo e outra condição de meta-existência terrena (além terena). Em A Chave da Teosofia, H. P. Blavatsky escreve:

Nós não aceitamos nenhuma punição fora desta terra, porque o único estado que eu conheço na vida espiritual é o futuro de felicidade sem sombras. ... Não é possível os crimes e pecados cometidos em um plano de objectividade e em um mundo de pura matéria, não recebem a punição em um mundo de pura subjetividade. Nós não acreditamos no inferno ou o paraíso como localidades e em nenhum fogo do inferno objetiva ou em Jerusalém com algumas ruas incrustado de safiras e diamantes. Nós acreditamos em um estado pós-mortem ou condição mental semelhante ao que estamos em um lúcido.Acreditamos Lonh em uma lei imutável do amor, da misericórdia e da justiça absoluta, e acreditando que podemos dizer, qualquer que seja o pecado ... ninguém pode ser responsabilizado pelas conseqüências de seu nascimento. Ele não pede para os pais nascimento ou eleito para lhe dar vida. Em todo o respeito, é uma vítima de seu entorno, é um filho de circunstâncias sobre as quais nenhuma ação ou do poder ... Em essência, a vida é um incêndio cruel, um mar tempestuoso, que deve ser cruzado e, às vezes, um fardo muito difícil de suportar .... quase todas as vidas individuais ... estão sofrendo. Será que devemos acreditar que o homem pobre e indefeso, batido pelas ondas com raiva da vida, se você não consegue resistir e ver se arrastou por eles, seja punido com condenação eterna, ou mesmo a pena passar um? Nunca. Pecador Grande ou vulgar, bom ou mau, culpado ou inocente, uma vez livre do fardo da vida, Manu (ego "pensar"), exausto e consumida, tornou-se direito a um período de felicidade e repouso mesma lei absolutos.A infalível, sábio e justo ... que inflige o ego, a carne, a punição cármica para cada pecado cometido em sua vida anterior na Terra, preparando o corpo, agora desencarnados, um longo período de descanso mental, isto é, o abandono completo de acontecimentos infelizes e até mesmo os pensamentos mais doloroso insignificante que passou como uma personalidade em sua vida passada ...

Kama-Loka
Logo após a morte do espírito de experiência mortal, um estado nebuloso de consciência. Muito poucos que entram imediatamente em plena consciência do que está acontecendo. Em geral, a sensação é de estar imerso "em um sonho ou um sono sem sonhos completamente caótico, semelhante à aniquilação" (Blavatsky, 1983 - p 160). Este estado de confusão, é um estado de consciência que conduz o espírito estrangeiros a dimensão existencial do Kama-Loka, um lugar de purificação, que se dissipou transtornos mentais e até mesmo póstumo, que estão espalhados os restos de terra ou matéria, a alma animal , Kama-Rupa, o que tende a permanecer ligado ao espírito, recusou o seu destino inevitável, que é a desintegração.

Quando o homem morre, seu menor três princípios deixá-lo sempre, isto é: o corpo [Rupa], da vida [Prana], o duplo ou corpo astral do homem [Linga-share]. Em seguida, os seus outros quatro princípios: [1] princípio central ou no meio (a alma animal, ou Kama-Rupa), com tudo o que assimilou os manas inferiores [personalidade] e maior Tríade [2.Atma, 3.Buddhi, 4. Manas Superior], estão em Kama-Loka. Esta é uma localidade astral, ou Limbo da Scholastic Hades Teologia do antigo [grego], em suma, um lugar apenas no sentido definido relativo.Não área não tem limites, mas existe dentro do espaço subjetivo que está fora do alcance de nossos sensorial percepções. Sem dúvida, e é aí que eilodons astral [alma animal] de todos os seres que já viveram, incluindo os animais, segundo espera a sua morte. ... Para os animais, [a segunda morte] vem com a desintegração eo desaparecimento completo das suas partículas astral. Para o Eidolon humanos, começa quando a tríade Atma-Buddhi-Manas separa-se de seus princípios inferiores, ou um reflexo da personalidade que foi para introduzir um devakhânico estado. (Blavatsky, 1983 - p 143)

O processo leva cerca de purificação como o Espírito permanece mais ou menos identificados e iludidos com a realidade da vida na Terra, apegado às coisas, pessoas e emoções desse período de existência em condições mundanas. Enfurecido, esses espíritos são usados em Alma Animal (ou instintivamente) como um último recurso para o acesso ao "plano terra", porque só esta alma ainda pode se manifestar nesse plano, impulsionado pelo desejo que domina a mente, que é o próprio Espírito . Estimulado pela captura de prana, alma personalidade instintinva alimentar do homem que morreu, a Alma Animal - Kama-Rupa, pode permanecer no mundo buscando a satisfação dos desejos sensuais e sensoriais - comida, bebida, drogas, sexo, desejo de vingança, não ultrapassar tristeza, culpa, etc .. Ao vaguear a terra, o "escudo" de Rupa, o corpo está conectado (por energia psicotrônicos ou mental) para o Espírito que fortalece quando você discorda com a sua mudança de estatuto ontológico.

ESPÍRITA FENÔMENO
Kama Ghost-rúpico [é] ser privado da sua princípio do pensamento, não [têm mesmo] a inteligência dos animais e. .. sem cérebro físico, a fim de se manifestar, desaparece. ... É uma entidade não-real, com relação a faculdades que pensar e meditar, no entanto, é uma entidade, enquanto o astral e fluídico ... Em alguns casos, inconscientemente atraídas magneticamente e pelo meio, [ao vivo] por algum tempo, sobrevive [por meio] por procuração. ... O Kama-rupa viver na aura de um tipo médio de vida artificial, pensa e diz que o cérebro do meio ou outras pessoas presentes.

Kama-Rupa é uma relíquia "da personalidade etérea. Prejuízo das atrações terrenas, apressa-se em Kama-Loka. Destruição Seu nunca é instantânea, e às vezes o processo pode durar séculos. A pessoa que está lá com resíduos de outros egos pessoais ", se transforma em um escudo ou uma elementar. Estes reservatórios e os elementais são os protagonistas de "aparições e manifestações", na sessão: "Todas estas comunicações com os mortos necromancia e altamente perigosa prática ... [chamados]" espíritos "não sabem o que dizem, como papagaios repetindo o que eles encontram no cérebro do meio e os outros ... "(Blavatsky, 1983 - p 184)



Devakhan
Devakhan é um paraíso onde reina a felicidade e "há menos sofrimento ou a sombra de penas" (Blavatsky, 1983 - p .45). Em Devakhan, o Espírito esquecer todas as misérias da vida terrena. Ser-Mente-Guy, livre das limitações (orgânico) do cérebro é dotado de capacidade criativa completa, é um estatuto ontológico (a pé), de que "é para falar", ou, mais precisamente, pensar, idealizar Criar . Essa é uma fonte de felicidade em Devakhan: pensamento e é, na verdade, criador, imediatamente percebendo as aspirações de todos que fazem uma experiência devakhânica vida cheia de felicidade que justificam plenamente o significado do termo "Devakhan (mencionado acima):" Land dos Deuses ", porque o ego superior, que se junta Deva-Khan, é um que recuperou seu status como" Deva ", a condição de" um deus "ou um" Ser Angélico. "No Devakhan, Espírito Forma resgata todas as sofrimento decorrentes de frustração e angústia emocional, que acumulou a vida passada. entanto, a devakhânico mundo "é diferente para cada Ego, depende, nomeadamente, as idéias de" personalidade "experimentado recentemente. Na grande maioria das" personalidades "são criados sob a influência de um ambiente em um contexto cultural e, especialmente, as idéias de post-mortem que cada pessoa teve em vida na Terra.

[Para alguns], "a felicidade no devakhânico Estado é a completa convicção de que nunca houve abandonaram a Terra e que a morte não existe." ... Como a crença de que o homem tinha em relação à sua vida futura e do que se esperava, então será que o espera. Quem não espera nenhuma vida futura, vai encontrar um vácuo absoluto, semelhante ao aniquilamento, no intervalo entre duas encarnações. ... A morte é uma sono.Depois da morte começa a se desenrolar diante dos olhos espirituais ... a representação de [um] programa e aprendi que, muitas vezes, era composto por nós mesmos ... [É a realização] ... crenças [que abraçam]. A Igreja Metodista é metodista, muçulmanos é um muçulmano, pelo menos por um tempo .... Quando se trata de um materialista completo, é possível que a perda da própria percepção e consciência depois da morte ... [Para alguém que gosta - o materialista ou o cético], o intervalo entre duas vidas se assemelham será um sono tranquilo ... inteiramente livre de sonhos cheios de imagens ou indefinido, para o mortal comum, o sonho é tão vivo e animado sobre a própria vida, cheia de felicidade e visões reais. ... Devakhan é uma ilusão da nossa consciência, um sonho feliz. (BLAVATSKY - 1983)

Kama-Loka e Devakhan, a adição "dos teósofos (inspirados pelo budismo), são conceitos que implica admitir, também, e acima de tudo, a idéia de reeencarnação, cujo eixo central é acrença que o Espírito experimenta muitas vidas, corpos, lugares, tempos e até mesmo planetas diferentes. A fé cristã-católica rejeita a reencarnação, a sucessão de vidas e prega a "ressurreição da carne" no dia do juízo final ". No entanto, o Novo Testamento contém pelo menos uma passagem, o famoso e controverso sobre o assunto, quando Jesus, falando de John the Baptist declara: "Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João Batista .. .. E se você entender, este é o Elias [o profeta do Antigo Testamento], que está para vir. Aquele que tem ouvidos de ouvir. "(Mateus 11:2) o hinduísmo eo budismo, este último desenvolvido tanto na Índia como Tibete são as religiões mais antigas histórico que professam a doutrina da reencarnação e muitos dos conceitos associados com a lógica da reencarnação samsara, o ciclo de renascimentos muitos, e Karma, a Lei de retribuição justa, estabelecendo as circunstâncias e as oportunidades que cada um encarna Ego . O Espiritismo, mas também adotou a doutrina da reencarnação aprensenta uma visão de pós-muito diferente da de Leste em particular no que diz respeito a dois pontos: 1) a questão da comunicação entre vivos e mortos, e 2) o tempo decorrido em anos entre terra e uma teosofistas outra.O encarnação não acredito que o verdadeiro Ego Superior, ou Espírito manifesta-se entre a Terra e acredito que este tipo de comunicação um ano de crueldade psicológica, principalmente para os desencarnados, deste modo, seria encontrar-se livre das misérias da vida terrena ou depois da morte, uma vez que esposto para ver e saber tudo sobre o que acontece entre aqueles que deixaram para trás. Isso significa que assistir, impotentes, sofrimento, humilhação e traição da memória muito do Espírito:

Acreditar que um espírito puro pode ser feliz enquanto vê condenado a testemunhar os pecados, erros, traições e, acima de tudo, os sofrimentos daqueles que são separados pela morte, e como que você desejar, sem ser capaz de oferecer-lhes assistência seria ser um pensamento pode ser incompreensível. (BLAVATSKY, 1983 - p 149)

O período de tempo decorrido entre a morte eo renascimento, para o comum dos mortais, situa-se entre dez a quinze séculos, ou entre um mil e quinhentos anos. Kardecistas As estimativas são bem mais modestos citando "casos" de espíritos que reencarnou na mesma família, por exemplo, duas ou três gerações após a morte.



Nirvana & NirmanakayasKama-Loka e Devakhan é o destino póstumo das pessoas comuns. Há, no entanto, espíritos elevados, que atingiram um estágio onde eles são livres de "roda de encarnações" - Samsara. Quando eles morrem, atingir o Nirvana, o que significa que esses espíritos tenham superado os desejos do mundo, venceu as ilusões da matéria, conseguir a libertação completa do mundo finito.

Quando a entidade espiritual rompe para sempre com cada partícula de matéria ou forma e é novamente uma respiração espiritual, só então entrar no Nirvana eterno e imutável, vivendo enquanto durou o ciclo de vida - uma verdadeira eternidade. Esse "fôlego", lá em espírito, não é nada, porque isso é tudo, como forma, aparência ou a figura tenha sido destruído completamente, como o espírito ainda é aboslute porque se tornou Egoidade. (p 119)

Aqueles que vieram para o Nirvana ainda não foi completamente absolvido da vida na Terra ou em qualquer outro planeta de matéria densa. Você pode ter um estatuto ontológico realmente divino. No entanto, nem todos aqueles que ganharam o Nirvana entrar neste descanso merecido. São espíritos que espontaneamente o levantamento do privilégio "de compaixão para a humanidade." Entre eles estão o cristão é chamado de "Santos"; Entre os bodhisattvas budistas são - a sabedoria do corpo ", ou mesmo são Nirmanakayas, que consideram um ato de egoísmo desfrutar do bem-venturança enquanto milhões de seres humanos são consumidos por todos os tipos de miséria. Estas são as únicas que garantem o bem humano daraca.

BibliografiaBLAVATSKY, Helena Petrovna. O post vários estados-mortem__________________________________ Da reencarnação e renascimento__________________________________ Kama-Loka e DevakhanIN A Chave da Teosofia [Trad. Ilka Arnaud] 's Planet - São Paulo: Ed. Três, 1983.MITOLOGIA Volume I GREGO - O reino das sombras. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário